Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro relataram, nas redes sociais, que ele voltou a apresentar sintomas de mal-estar nesta quinta-feira (27) enquanto cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. Segundo as mensagens publicadas por Carlos Bolsonaro e Jair Renan, médicos ligados à família foram acionados após a persistência de crises de soluços e episódios de refluxo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que recebeu a informação de que o pai teve “mais uma crise acentuada” ao longo do dia e que os sintomas haviam começado ainda na noite anterior. Ele relatou, na publicação, que a equipe médica foi chamada para avaliar o quadro.
Acabo de receber a informação de que meu pai acaba de ter mais uma crise acentuada que já vinha se arrastando. Os médicos foram acionados nesta tarde (27) diante da persistência de soluços e refluxos que começaram durante a noite e continuaram ao longo do dia. Ele não vai…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) November 27, 2025
Jair Renan (PL) também escreveu que a crise de soluços se intensificou nesta quinta-feira e que o ex-presidente relatou não ter conseguido dormir devido aos sintomas. Ele afirmou que medidas para aliviar o quadro estão sendo tomadas e mencionou que não consegue acompanhar o pai presencialmente.
Os médicos do meu pai acabaram de ser acionados nesta tarde de hoje, dia 27/11. A crise de soluço voltou mais acentuada, ainda mais forte, e ele já havia me relatado que não conseguiu dormir durante a noite. Os episódios de refluxo que ocorreram ontem continuam persistindo ao…
— Jair Renan Bolsonaro (@bolsonaro__jr) November 27, 2025
Crise de soluços
Os relatos ocorrem dois dias após o senador Flávio Bolsonaro informar que o ex-presidente havia enfrentado um novo surto de soluços durante a madrugada de terça-feira (25). Na ocasião, após visita autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, Flávio disse que o pai seguia “indignado” com a prisão e que apresentava confusão mental relacionada ao uso de medicamentos. Ele também descreveu que as crises de soluço têm sido recorrentes e que os episódios costumam ser acompanhados e amenizados pela família.
Segundo o senador, Bolsonaro afirmou estar sendo bem atendido pelos policiais federais e que segue as orientações médicas para uso correto dos remédios. Ele relatou ainda que o pai tem se alimentado com refeições levadas diariamente por Michelle Bolsonaro.
A decisão de Moraes que autorizou as visitas também reiterou o protocolo para atendimento médico. Em caso de emergência, a orientação é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica cadastrada no processo tem acesso autorizado para acompanhar qualquer alteração no estado de saúde do ex-presidente.
O ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal em Brasília desde sábado (22), após prisão preventiva determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. Desde terça-feira (25), ele passou a cumprir pena de 27 anos e 3 meses por liderar a organização criminosa responsável por tentar um golpe de Estado em 2022.